Glossário
O Glossário abaixo foi construido com o intuito de familiarizar vocês com diversos termos que utilizamos no universo do Poker, a grande maioria dos termos estão em inglês por que não traduzimos muito, acabamos citando o termo em inglês mesmo.
Pra encontrar qualquer termo que você tenha duvida, aperte Ctrl + F e digite o termo. Esta minimamente em ordem alfabetica também.
Ace-high se refere a uma mão em que o Ás é a carta mais alta e não há nenhum par ou combinação superior. É comum em situações onde o jogador não acertou nada relevante no board até o River.
Ace-x descreve uma mão composta por um Ás e qualquer outra carta, como A5 offsuit ou A8 suited.
Aces é a forma comum de se referir a quando o jogador recebe dois Ases como cartas iniciais (AA). É a melhor mão inicial possível no Texas Hold’em e costuma ser jogada de forma agressiva.
Add-on é um recurso oferecido em alguns torneios, geralmente ao final do período de reentradas, que permite ao jogador comprar uma quantidade extra de fichas por um valor fixo, aumentando seu stack para seguir no torneio com mais profundidade.
No Poker, qualquer aposta ou aumento é considerado um ato de agressividade. Um jogador é classificado como agressivo quando tende a apostar ou aumentar com frequência, em vez de apenas pagar ou dar mesa.
Air (ou “ar”) é uma expressão usada para descrever uma mão fraca, normalmente composta apenas por cartas altas e sem valor real. Costuma-se dizer que o jogador “esta Air” ou está “voador” (essa é piada interna).
Dar all-in significa apostar todas as fichas disponíveis em uma única jogada.
Ante é uma pequena quantidade de fichas que todos os jogadores da mesa precisam colocar no pote antes das cartas serem distribuídas, geralmente usada em torneios. Diferente dos blinds, você não precisa pagar um valor específico para ver o flop — o ante já é automático.
“Any two” é um termo informal que se refere a jogar com “qualquer duas cartas”. É comum em situações onde, por exemplo, um adversário está muito curto em fichas e vai all-in, e você, no big blind, tem fichas suficientes para justificar o call com qualquer mão.
Backdoor é quando você precisa de duas cartas consecutivas no turn e river para completar um draw. Por exemplo, um backdoor flush draw ocorre quando você tem apenas uma carta do naipe no flop, e precisa acertar mais duas do mesmo naipe nas próximas streets para formar um flush.
Um bad beat acontece quando você perde com uma mão muito forte pra uma mão que tem menos equidade do que a sua. Normalmente, é uma situação em que você tomou uma decisão correta, mas acabou sendo derrotado por um azar do baralho.
Balancear o jogo significa agir de forma parecida com mãos fortes e blefes, dificultando que os oponentes descubram se você está apostando por valor ou em um blefe. Um jogador equilibrado é mais difícil de explorar.
Bankroll é o valor total reservado exclusivamente para jogar poker. É o dinheiro separado da sua vida pessoal, dedicado apenas para investir nas mesas.
A gestão de bankroll é a prática de controlar bem o valor que você tem disponível para jogar, escolhendo os limites certos para evitar quebrar. Uma boa gestão ajuda o jogador a sobreviver a períodos ruins (downswing) e continuar evoluindo com consistência.
Barrelar é apostar em várias streets seguidas, mesmo sem ter uma mão feita. Por exemplo, você aposta no flop, o oponente paga, e você continua apostando no turn. Basicamente é continuar uma agressividade em várias streets.
“bb/100” significa big blinds por 100 mãos e é uma das métricas mais usadas para medir o desempenho de um jogador de Poker. Representa quantos big blinds, em média, você ganha (ou perde) a cada 100 mãos jogadas.
Apostar no poker é colocar fichas no pote de forma voluntária, aumentando o valor necessário para os outros jogadores continuarem na mão, só ocorre caso nenhum jogador tenha efetuado uma Bet naquela Street, pois aumentar uma Bet na Street é Raise e não Bet. É uma ação agressiva, diferente de pagar ou dar mesa (check).
O Big Blind é a maior aposta obrigatória feita antes das cartas serem distribuídas. Também é o nome da posição na mesa que faz essa aposta e age por último no pré-flop.
Big Stack se refere ao jogador com o maior número de fichas (ou um dos maiores) da mesa. Ter um big stack oferece mais liberdade estratégica, principalmente em torneios.
Uma carta “blank” (ou “brick”) é uma carta comunitária que, em teoria, não muda nada relevante na mão. Ela geralmente não melhora a mão de nenhum jogador e não altera a textura do board de forma significativa.
Blind vs Blind é o confronto entre os dois jogadores que pagaram as blinds: o Small Blind (SB) e o Big Blind (BB). Como é uma disputa entre posições forçadas, costuma envolver ranges mais amplos e muita batalha por fichas.
A Block Bet é uma aposta pequena feita geralmente fora de posição, com o objetivo de evitar que o oponente faça uma aposta maior. Além disso, pode ser usada para induzir raises e extrair valor de mãos piores.
Um Blocker é uma carta que você tem na mão e que reduz as chances de o oponente ter uma mão específica. Por exemplo, ter o Ás de paus numa mesa com três paus bloqueia a possibilidade de seu adversário ter a maior flush possível (nut flush).
O Bluff é uma jogada clássica do poker: apostar com uma mão fraca na tentativa de fazer o oponente desistir de mãos melhores. É uma ferramenta poderosa, mas que exige bom timing e leitura da mesa.
Um Bluff Catcher é uma mão que só vence se o adversário estiver blefando. Em geral, perde para todas as mãos de valor, mas ainda assim pode ser lucrativa se usada para pegar o blefe de um oponente agressivo.
O Board é o conjunto de cartas comunitárias viradas na mesa — normalmente cinco — que todos os jogadores podem usar em conjunto com suas cartas para formar a melhor mão.
Board Coverage se refere à capacidade do seu range de cobrir diferentes tipos de boards (mesas), ou seja, ter combinações fortes em diversas texturas. Quanto melhor a sua cobertura de board, mais difícil será para os oponentes explorarem suas jogadas.
A Textura do Board se refere às características das cartas comunitárias na mesa. Pode ser seca (dry), com poucas possibilidades de combinações fortes, ou molhada (wet), com muitas possibilidades de trincas, straights e flushes. A textura é essencial para avaliar a força relativa das mãos e entender como ela impacta ranges.
Bounty é a recompensa que você ganha ao eliminar um jogador em torneios com esse formato. Funciona como um “prêmio por cabeça” que dá um incentivo adicional além das colocações pagas.
O Bounty Power é um conceito usado para converter o valor em dinheiro de um bounty em uma estimativa de valor em fichas. Isso ajuda a tomar decisões baseadas no impacto real que eliminar um jogador tem no seu stack e no valor do torneio.
No poker, Breakeven significa não ter lucro nem prejuízo. Pode se referir a um jogador que está empatado ao longo de uma amostragem de mãos, ou a uma jogada que, no longo prazo, gera 0 EV — ou seja, nem ganha nem perde.
Broadway é o nome dado à sequência de 10 a Ás (T-J-Q-K-A). Também usamos o termo cartas Broadway para nos referir a qualquer carta entre 10 e Ás.
A Bolha é a fase do torneio onde faltam apenas alguns jogadores (ou um) para que os demais entrem na zona de premiação. É um momento tenso e com alta pressão de ICM, onde decisões equivocadas podem custar o ITM.
O Bubble Factor mede o quanto perder é pior do que ganhar ajuda em torneios com ICM. Quando o fator é maior que 1, significa que a perda de fichas impacta mais negativamente do que o ganho de fichas ajuda — comum na bolha. Em formatos com bounty, esse fator pode ser menor que 1 por conta do valor extra ao eliminar o oponente.
Bustar é quando o jogador perde todas as fichas e está fora do torneio.
O Button é a posição do jogador que atua como dealer naquela mão. Ele é o último a agir pós-flop, o que oferece grande vantagem estratégica. É a posição mais desejada da mesa.
O Buy-in é o valor pago para participar de um torneio ou o valor necessário para sentar numa mesa de cash game. Em torneios, esse valor é fixo para todos os jogadores.
Dar call significa igualar a aposta feita por outro jogador. É a forma de continuar na mão sem aumentar o valor do pote.
Um(a) Calling Station é aquele(a) jogador(a) que paga com muita frequência (pagador), mesmo com mãos fracas ou draws ruins. É visto como um comportamento passivo e explorável, geralmente associado a jogadores recreativos.
Um range capped é um leque de mãos que não inclui as combinações mais fortes possíveis. Pré-flop, isso pode significar ausência de AA, KK ou AK. Pós-flop, significa que o jogador não pode ter nuts nem mãos muito fortes, considerando o board.
Dar check significa passar a vez sem apostar. Só é possível dar check quando nenhum outro jogador ainda apostou naquela street.
O check-raise acontece quando um jogador fora de posição dá check e, após o adversário apostar, responde com um aumento (Raise). É uma jogada agressiva e muitas vezes usada de forma estratégica ou para blefes fortes.
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Chip Leader é o jogador com o maior número de fichas em um torneio no momento atual.
Quando dois ou mais jogadores têm mãos de força igual no showdown e dividem o pote. Isso é chamado de Chop.
Um jogador Clairvoyant é aquele que conhece exatamente o range e a estratégia do adversário. É um conceito teórico, geralmente usado em simulações com solvers.
Click back é o menor aumento permitido por regra. O termo é comum no poker online, onde um simples clique no botão de aumento aplica esse raise mínimo por padrão.
Dar Cold Call é pagar uma aposta ou tribet pré-flop sem ter colocado fichas anteriormente naquele pote.
Uma Cold 4-bet ocorre quando um jogador aplica uma 4-bet pré-flop sem ser o raiser original. Por exemplo: o CO abre, o BU 3beta, e o BB responde com uma cold 4-bet — ele estava “frio” na ação até aquele momento.
Collusion é quando dois ou mais participantes (jogadores ou até dealers) combinam ações entre si para obter vantagem indevida em uma partida. É considerada trapaça grave.
Abreviação de “combinação”. No poker, refere-se à quantidade de formas possíveis de se formar uma mão específica com determinadas cartas e naipes. Por exemplo, existem 4 combinações possíveis de AKs (Ás e Rei do mesmo naipe), uma para cada naipe.
Uma mão com múltiplos draws simultâneos. Por exemplo, quando você tem um draw de sequência e um draw de flush. Até pares fracos podem ser parte de combo draws, pois têm potencial de melhorar para dois pares ou trinca.
A C-Bet é uma aposta feita pelo jogador que foi o agressor na rodada anterior. Ao continuar apostando, ele pressiona o adversário e mantém o controle da ação.
Um cooler acontece quando duas mãos muito fortes se enfrentam, e uma acaba inevitavelmente perdendo. É uma situação considerada “sem escapatória”, onde dificilmente o jogador derrotado poderia jogar diferente.
Situação onde uma carta comunitária enfraquece a força relativa da sua mão. Por exemplo, com 76 em um board 76J2, você tem dois pares. Mas se o river for um 2 ou um J, mãos como QQ, KK ou AA agora também têm dois pares superiores, “anulando” sua vantagem original.
O Cutoff é o jogador à direita do Button e à esquerda do Hijack. É uma das posições mais lucrativas da mesa por estar perto do botão e frequentemente poder aplicar pressão com raises.
Dinheiro no pote que foi colocado por jogadores que já desistiram ou estão sem chance real de vencer a mão. Também pode se referir, informalmente, a jogadores que entram em spots onde são esperados a foldar — ou seja, um valor “morto” no pote.
Em jogos ao vivo, é a pessoa responsável por distribuir as cartas. Já em jogos online ou organizados, é também a posição marcada pelo botão (BTN), indicando o último a agir pós-flop e referência para definição dos blinds.
Situação em que um jogador tem muitas fichas em relação aos blinds — geralmente mais de 100 big blinds. Com stacks profundos, o jogo tende a ter mais streets jogadas e decisões complexas.
Uma continuation bet (c-bet) feita após o flop — normalmente no turn. Ou seja, o agressor pré-flop decide não apostar no flop, mas aposta em uma street posterior
Uma mão está dominada quando tem poucas chances de vitória contra outra mais forte. Exemplo: AK está dominado por AA, tendo apenas cerca de 6,8% de equidade pré-flop.
Gíria derivada de “donkey”, usada de forma pejorativa para descrever jogadores considerados fracos, inexperientes ou que cometem erros técnicos frequentes.
Aposta feita por um jogador fora de posição antes do agressor da street anterior ter agido. É considerada uma jogada não convencional, e por isso o termo tem uma conotação crítica. Exemplo clássico: o jogador da SB aposta no flop antes do agressor pré-flop se manifestar.
Sequência de resultados negativos que vai além do esperado pela variância. Um período onde, mesmo jogando bem, o jogador perde com frequência — o oposto de uma upswing (alta). Gerenciar o emocional e o bankroll durante uma downswing é essencial.
Mão com potencial de melhora para uma combinação forte, dependendo das cartas futuras. Exemplo: segurar A♥7♥ em um flop com duas cartas de copas significa ter um flush draw.
Quando um jogador não tem nenhuma chance de vencer a mão, independentemente das cartas que ainda venham. Ou seja, está “morto” na jogada, mesmo sem saber. Exemplo: segurar K♠K♦ contra A♠A♦ em um board A♣7♣2♥ — qualquer carta futura não muda o fato de que a mão está derrotada.
Seco é um termpo usado pra descrever texturas de board que não oferecem muitas possibilidades de draws e mãos fortes.
Nas mesas de 6 jogadores, é o primeiro a agir no pré-flop. Em mesas cheias (9 jogadores), os 2 ou 3 primeiros jogadores a agir são considerados “Early Position”, comumente identificados como EP, EP+1, EP+2.
É o valor máximo que pode ser colocado em jogo por dois jogadores em uma mão. Sempre será o menor stack entre os envolvidos no pote. Em mãos multiway (3+ jogadores), existem múltiplas combinações de stacks efetivos.
Situação teórica onde todos os jogadores estão usando estratégias ótimas e ninguém se beneficia ao mudar sua linha unilateralmente. É o conceito base por trás das estratégias GTO.
A porcentagem de vezes que uma mão deve vencer no showdown, considerando todas as cartas possíveis. Pode ser calculada mão vs mão, mão vs range ou range vs range. Também se usa “equity” como medida geral de força de uma mão.
Fazer o oponente desistir de uma mão que tinha chance de melhorar e vencer você no showdown. Isso significa negar a equidade que ele tinha na jogada.
A capacidade de uma mão transformar sua equidade bruta em valor real. Se uma mão vence mais vezes do que sua equidade indicaria, ela “super-realiza”. Se vence menos, “sub-realiza”.
Exemplo: se uma mão tem 40% de equity bruta, mas ganha 70% do pote no longo prazo, seu fator de realização é 0.7 / 0.4 = 175%.
Valor esperado de uma ação no longo prazo. Pode ser aplicado a mãos, jogadas ou posições. O EV é a média ponderada dos possíveis resultados com base nas chances de cada um acontecer.
Ajustar sua estratégia para se aproveitar de um erro recorrente do oponente. A ideia é se desviar do equilíbrio para lucrar com falhas específicas na estratégia adversária.
Estilo de jogo baseado em identificar e punir erros dos oponentes. Em contraste com o GTO (que visa ser inexplorável), a estratégia exploratória foca em extrair valor ao se adaptar às fraquezas alheias.
Quando você joga uma mão forte de forma agressiva — apostando ou aumentando imediatamente, em vez de disfarçar a força da mão. É o oposto de “slow play”.
O conjunto de todos os jogadores inscritos em um torneio. Também pode ser usado para se referir à média de nível técnico dos participantes.
A última mesa restante em um torneio, onde os jogadores disputam os prêmios mais altos. É comum usar a sigla FT para se referir à mesa final.
O primeiro jogador a colocar fichas voluntariamente no pote pré-flop é chamado de “First In”. Isso pode ser feito de duas formas: dando raise (RFI – Raise First In) ou apenas limpando (LFI – Limp First In).
Gíria usada de forma pejorativa para descrever um jogador fraco ou inexperiente. É o oposto de “shark”.
Uma linha de jogo que não se adapta às mudanças do adversário ou da dinâmica da mesa. É uma estratégia rígida, que pode se tornar explorável.
Quando um jogador opta por apenas pagar uma aposta, mesmo tendo a opção de aumentar.
Situação em que dois jogadores vão all-in e têm chances praticamente iguais de vencer a mão — como em um “cara ou coroa”. Exemplo clássico: um par contra duas cartas altas.
Quando um jogador paga uma aposta no flop com uma mão fraca ou um draw, com a intenção de tentar vencer o pote mais à frente, muitas vezes em alguma street futura.
No poker ao vivo, o floor é o funcionário responsável por supervisionar as mesas, resolver disputas entre jogadores e garantir que o jogo ocorra corretamente. Tem autoridade acima dos dealers.
As três primeiras cartas comunitárias reveladas no centro da mesa. É o momento em que começa o jogo pós-flop.
Uma mão composta por cinco cartas do mesmo naipe. Quando dois jogadores têm flush, vence quem tiver a carta de maior valor entre as que compõem o flush.
Ação de desistir da mão, jogando as cartas fora. Quem dá fold não pode mais disputar o pote e perde todas as fichas já colocadas na mão.
Frequencia de vezes que uma aposta faz o oponente desistir da mão (fold). Essencial para blefes bem-sucedidos.
Uma mão que contém quatro cartas do mesmo valor, como quatro Damas. É uma das mãos mais fortes do Texas Hold’em, perdendo apenas para straight flush e royal flush.
É a quarta ação de aposta ou aumento em uma mesma street. Pré-flop, a sequência de apostas costuma ser: big blind (1ª), raise (2ª), re-raise ou 3-bet (3ª), e então a 4-bet. Representa força significativa na mão.
Um pote que foi 4-bet pré-flop. Ou seja, houve raise, 3-bet e alguém respondeu com uma 4-bet, o que geralmente indica mãos muito fortes e aumenta bastante o tamanho do pote.
Quando os jogadores veem a próxima carta comunitária sem precisar pagar uma aposta. Geralmente acontece quando todos dão check ou o jogador fora de posição controla o pote com um check.
Torneio gratuito para participar, mas que oferece premiações reais. Muito usado como porta de entrada para novos jogadores ou em promoções de sites.
Formato de torneio em que não é permitido fazer rebuy. Uma vez que o jogador perde todas as fichas, está eliminado e não pode mais reentrar.
Uma mão formada por uma trinca + um par, como 77722. No exemplo: se você tem QQ e o bordo é Q5727, você tem um Full House – damas cheias de setes.
Formato de mesa com até 9 jogadores (às vezes até 10 no ao vivo), comum em cash games. Em contraste com mesas 6-max, o jogo tende a ser mais tight e estratégico nas posições iniciais.
É a estratégia teórica mais equilibrada e menos explorável no longo prazo. Seguir o GTO significa jogar de forma que nenhum oponente, mesmo conhecendo sua estratégia, consiga tirar vantagem de você. É baseada nos princípios do Equilíbrio de Nash, e embora difícil de aplicar perfeitamente, serve como referência para decisões matematicamente sólidas.
Árvore de decisões que representa todas as possíveis sequências de ações em uma mão de poker. Muito usada em solvers, onde o número de cenários possíveis é limitado para tornar o problema solucionável.
Situação onde os oponentes foldaram antes da nossa ação, usualmente dizemos que “chegou em Gap”
Mão pré-flop onde há pelo menos uma carta de valor entre as duas. Ex: 97 (gap de 1), 85 (gap de 2). Quanto maior o gap, mais difícil é formar uma sequência.
Tamanho de aposta padronizado em cada street (como percentual do pote), de forma que o jogador fique all-in no river. Muito usado em estratégias GTO para construir ranges polarizados e maximizar o valor extraído com consistência.
Jogador que constrói sua carreira com alto volume de jogos, focando na consistência e disciplina ao longo do tempo. Muito comum no poker online, onde o número de torneios/mãos pode ser bastante elevado.
Forma abreviada de “gutshot straight draw” — um tipo de sequência incompleta onde apenas uma carta específica completa a reta. Exemplo: com 9♠8♠ em um board K♣6♦5♦, você precisa do 7♦ para completar a sequência.
Fase de um torneio onde todas as mesas jogam no mesmo ritmo, esperando umas pelas outras antes de iniciar a próxima mão. Usado normalmente perto da bolha (fase antes dos premiados), evita que jogadores “ganhem tempo” para tentar subir posições no ranking.
Registro de todas as ações realizadas em uma mão. No poker online, esse histórico pode ser salvo automaticamente por softwares de tracking e é usado para estudo e revisão.
Situação em que restam apenas dois jogadores na mão ou na mesa. É o formato final da maioria dos torneios e exige ajustes estratégicos específicos.
Termo usado para se referir ao jogador principal de uma mão sob análise, ou seja, aquele cuja perspectiva está sendo observada no histórico ou na discussão.
Uma call no river com uma mão aparentemente fraca, feita com base na leitura de que o oponente está blefando. Chamado de “hero call” por ser uma decisão ousada e muitas vezes difícil.
Mão que não formou nenhum par ou combinação superior até o showdown. Nesse caso, a força da mão é definida pela carta mais alta. Exemplo: A7 em um board 2♣4♠9♦T♥Q♦ é apenas “Ás-high”.
Posição à direita do Cutoff. Em mesas 6-max é o “meio da mesa”; em mesas cheias (full ring) é considerada uma posição intermediária e permite roubos de blinds com frequência razoável.
Partida de poker realizada entre amigos em ambiente privado, como em uma residência.
Jogador que recebe backing (investimento financeiro) de outro. O investidor banca as entradas e, em troca, recebe parte dos lucros do jogador — que passa a ser chamado de “cavalo”.
Modelo matemático que converte fichas de torneio em valor monetário real (equidade de torneio). O ICM leva em conta a distribuição dos prêmios e os stacks dos jogadores restantes, e calcula a probabilidade de cada jogador premiar em cada posição baseado em seu stack, sendo essencial para decisões em fases avançadas de torneios.
Probabilidades que consideram não apenas o valor atual do pote, mas os ganhos potenciais em streets futuras caso a mão melhore. Já as Reverse Implied Odds representam o risco de acertar a mão e ainda assim perder para uma mão mais forte.
Estar em posição significa agir por último no pós-flop, o que oferece uma grande vantagem estratégica por permitir ver as ações do(s) adversário(s) antes de tomar decisões.
Termo usado quando um jogador já garantiu premiação em um torneio. Estar “ITM” significa que você passou a bolha e agora cada eliminação pode representar aumento de prêmio.
Princípio do game theory onde duas ou mais ações têm o mesmo valor esperado (EV). Em estratégias GTO, certas mãos são jogadas de forma mista (por exemplo, 50% call, 50% fold) porque ambas as ações são igualmente válidas.
Fazer um adversário cometer um erro. Por exemplo, usar um size pequeno com intenção de “induzir” um blefe do oponente.
Aumentar após um ou mais limps com o objetivo de isolar um jogador mais fraco e jogar o pote em posição contra ele. Muito comum em spots contra recreativos. Um outro spot comum é do BB vs Limp do SB na Blindwar, quando damos Raise do BB chamamos de “Iso” ou “Punição”
Expressão informal para descrever a ação de colocar todas as fichas no pano. Equivalente a shove ou push.
Mão muito fraca, sem valor de showdown e com pouca possibilidade de melhorar — especialmente fora de posição.
Carta secundária que acompanha a principal em uma mão. É usada para desempatar quando dois jogadores têm a mesma carta alta ou par. Exemplo: com A9 vs. AK em um board A-J-7-4-3, o jogador com AK vence pelo kicker K.
Termo informal usado para se referir ao par de damas (QQ) como cartas iniciais. Uma das mãos mais fortes pré-flop no Texas Hold’em.
Também chamadas de Mamacitas.
Estilo de jogo caracterizado por entrar em muitos potes (loose) e jogar de forma agressiva (apostando e aumentando com frequência). Jogadores LAG costumam pressionar bastante os oponentes, mesmo com mãos medianas.
Posições finais da mesa, geralmente o Button (BTN) e o Cutoff (CO). Nessas posições o jogador age por último na maioria das streets, o que proporciona uma vantagem estratégica.
Aposta feita por um jogador fora de posição antes que o agressor da street anterior tenha agido. É considerada uma jogada inesperada, e por isso o termo “donk” pode ter conotação pejorativa dependendo do contexto.
Período de tempo em que os blinds e antes permanecem constantes em um torneio. A cada novo nível, os blinds aumentam, acelerando a ação.
Vamos dividir em duas partes, o conceito gringo e o que eu considero BR.
BR: Ação de tomar uma decisão fora da curva orientado por emoção contra o oponente e não necessariamente por estrategia, por exemplo dar Allin versus 3Bet por achar que o oponente esta te “spotando”.
Gringo: Conceito em que os jogadores tentam entender em qual “nível” de raciocínio o oponente está. Exemplo:
Nível 1: Qual é a minha mão?
Nível 2: Qual é a mão do vilão?
Nível 3: O que ele acha da minha mão?
Nível 4: O que ele acha que eu acho da mão dele?
E assim por diante. Quando ambos tentam se superar nesse jogo mental, temos uma guerra de níveis.
Termo usado quando um jogador faz uma jogada com uma mão mais fraca do que o esperado. Exemplo: Fazer uma 3Bet pré flop com mãos complementares ao range de valor, mãos mais fracas, chamamos de 3Bet Light.
Refere-se à estrutura de apostas de um jogo de poker. Em jogos No Limit, não há valor máximo para apostas — é possível colocar todas as fichas a qualquer momento. Já em jogos Fixed Limit ou Pot Limit, as apostas têm valores pré-definidos ou limitados ao tamanho do pote.
Ação de apenas pagar o valor do big blind pré-flop, sem aumentar. É comum em jogos mais passivos e costuma indicar uma mão de força média ou fraca.
Forma de construir um range em ordem decrescente de força, contendo mãos fortes até mãos medianas de valor. Basicamente o range cresce linearmente quanto a suas equidades (valores) do mais forte pro mais fraco.
Jogo de poker realizado presencialmente, com cartas físicas, dealers e fichas reais — ao contrário do ambiente online. O poker ao vivo é comum em clubes, cassinos e torneios presenciais.
Estilo de jogo onde o jogador participa de muitos potes, mesmo com mãos de força marginal. Jogadores “loose” tendem a jogar de forma mais aberta, entrando com mãos que normalmente seriam descartadas por jogadores mais conservadores.
Refere-se a Runnouts (cartas que batem turn ou river) que são baixas em relação a “altura do board”, por exemplo T75 turn 3.
É o pote principal formado durante uma mão. Em situações onde um jogador vai all-in e outros ainda têm mais fichas para apostar, são criados side pots (potes paralelos). O jogador com stack menor só concorre ao valor do pote principal, proporcional ao seu stack.
Termo pejorativo para um jogador extremamente agressivo e solto, que aposta e aumenta com muita frequência, muitas vezes de forma irracional. Costuma ser um jogador fraco e difícil de prever.
Estratégia que busca explorar ao máximo todos os erros do adversário para obter o maior valor possível. É a forma mais lucrativa de jogar contra oponentes com leaks claros.
Aspecto psicológico do poker. Engloba controle emocional, evitar tilt, manter o foco e a performance sob pressão. O domínio do mental game é essencial para consistência no longo prazo.
Construção de range que mistura características de ranges lineares e polarizados. Um merged range inclui mãos fortes, médias e até alguns blefes, buscando maior robustez e menor vulnerabilidade a certos tipos de apostas.
Menores limites disponíveis nas plataformas de poker online. Usualmente envolvem blinds muito baixos, como $0.01/$0.02. São indicados para iniciantes ou jogadores em fase inicial de bankroll.
No flop, é um par feito com a carta do meio entre as três cartas comunitárias. Por exemplo, em um flop 9♦7♠3♣, ter 7♣7♥ seria um middle pair. Em outras streets, também pode se referir a pares que não são nem top pair nem bottom pair.
Posições entre o início e o fim da ordem de ação. Em mesas 6-max, o Hijack é considerado Middle Position. Em mesas de 8 a 9 jogadores, as posições MP podem incluir o Lojack e o Hijack.
Estratégia que assume que o adversário comete um erro específico e joga perfeitamente no restante. Busca explorar esse único ponto fraco de forma segura, com baixo risco de contra-exploração.
A porcentagem mínima do seu range que precisa ser defendida para evitar ser explorado por blefes puros. Por exemplo, contra uma aposta de meio pote, o MDF é de 66%. Fórmula: MDF = 1 / (s + 1), onde s é o tamanho da aposta em relação ao pote.
Consiste em tomar ações diferentes com a mesma mão em determinados cenários. Ex: com AK no flop K96, às vezes apostar, às vezes dar check. Estratégias mistas são comuns em soluções GTO para tornar a jogabilidade menos explorável.
Um bordo onde todas as cartas comunitárias são do mesmo naipe. Ex: flop de K♠9♠3♠. Esse tipo de bordo favorece jogadores que possuem cartas do mesmo naipe.
Gíria para descrever uma mão extremamente forte, como uma trinca no flop, um full house ou uma sequência feita em bordo perigoso.
Ação de descartar as cartas sem revelá-las, normalmente no showdown quando o jogador percebe que perdeu a mão. Também pode ser usado como sinônimo de fold em certos contextos.
Torneio de poker com dois ou mais mesas. Conforme os jogadores são eliminados, as mesas vão sendo unificadas até restar uma única — a mesa final.
Situação em que três ou mais jogadores continuam na mão após o flop.
Formato de torneio com bounties ocultos. Quando um jogador elimina outro, ele recebe uma recompensa misteriosa, cujo valor só é revelado após a eliminação ou no fim do torneio. Combina elementos de sorte e estratégia.
Estado teórico onde nenhum jogador pode melhorar seu resultado ao mudar sua estratégia de forma unilateral. Em outras palavras, é uma situação de equilíbrio entre adversários, base de estratégias GTO.
Termo para descrever um jogador extremamente tight (conservador), que joga pouquíssimas mãos. Um nit pode ser pré-flop ou pós-flop, e tende a evitar spots marginais e blefes. É geralmente previsível.
Formato de poker onde não há limite máximo para apostas. Os jogadores podem apostar qualquer valor de suas fichas a qualquer momento. Ex: No Limit Texas Hold’em.
Ponto específico de decisão em uma árvore de jogo. Em estudos com solvers, cada node representa uma situação onde uma escolha precisa ser feita (check, bet, call, raise…).
Técnica usada em solvers onde se fixa (ou “trava”) a estratégia de um jogador em um determinado ponto da árvore. Serve para estudar estratégias exploratórias contra ranges específicos.
A mão mais forte possível em uma determinada situação. Ex: em um board K♥ 2♦ 7♣ 8♠ 9♠, quem tem J♠ T♠ tem a sequência nuts. Ter os nuts significa estar invicto contra qualquer outra mão.
Quando um jogador possui mais combinações de mãos invencíveis (nuts) em seu range do que o adversário. Isso permite apostas maiores e ranges mais polarizados, pois o oponente não pode representá-las com frequência.
Probabilidade matemática de que uma mão, carta ou draw aconteça. No poker, o termo é frequentemente usado como sinônimo de pot odds — a relação entre o tamanho do pote e o valor necessário para pagar uma aposta.
Termo usado para descrever cartas iniciais (hole cards) com naipes diferentes. Por exemplo, A♣ K♦ é uma mão offsuit.
Variante do poker em que os jogadores recebem quatro cartas fechadas (em vez de duas como no Texas Hold’em). Existem diferentes versões como:
Pot Limit Omaha (PLO) – o formato mais popular.
Omaha Hi-Lo – em que o pote é dividido entre a melhor mão alta e a melhor mão baixa.
Mão pré-flop em que há uma lacuna de um valor entre as cartas. Exemplo: 8♣6♦ é um one-gapper, pois está “faltando” o 7. Essas mãos têm potencial para fazer sequências.
Quando o primeiro jogador a entrar no pote apenas paga o valor do big blind (ao invés de aumentar). É considerado uma jogada passiva e geralmente subótima em jogos regulares.
Quando o jogador tem quatro cartas consecutivas e pode completar uma sequência com uma carta em ambas as pontas. Exemplo: com 5♠6♠ em um board 7♥8♦K♣2♠, o jogador completa a sequência com um 4 ou 9. Também chamada de “OESD” ou “draw de 8 outs”.
O jogador que iniciou a ação pré-flop, seja com um raise ou limp, após os blinds.
Uma rotação completa na mesa em que todos os jogadores passam por todas as posições (SB, BB, UTG, etc). Em uma mesa 6-max, por exemplo, um orbit termina após 6 mãos.
Estar fora de posição significa agir antes do(s) oponente(s) nas rodadas pós-flop. Isso gera desvantagem estratégica, pois você dá informação antes de agir. Ex: no flop entre SB, CO e BTN, o SB está fora de posição para ambos.
Número de cartas no baralho que podem melhorar sua mão ou completar seu draw.
Exemplo: com um flush draw no flop, você normalmente tem 9 outs (nove cartas do mesmo naipe restantes no baralho).
Aposta feita pós-flop que é maior do que o tamanho do pote. Usada para aplicar pressão máxima, geralmente com mãos muito fortes ou como bluff.
Uma carta acima da mais alta carta do board ou acima da sua pocket pair.
Exemplos:
O turn é Q em um board 752 — a Q é uma overcard.
Você tem TT e o flop é KJ4 — há duas overcards no board (K e J).
Uma pocket pair maior do que qualquer carta do board.
Exemplo: você tem QQ e o flop é 842 — você tem um overpair.
Quando você supervaloriza a força da sua mão, apostando ou aumentando de forma exagerada em um cenário onde sua mão não é tão forte assim.
Duas cartas do mesmo valor. Pode ser formado entre suas cartas ou entre uma carta da mão e uma do board.
Estilo de jogo com poucas apostas e aumentos, predominando ações como check, call e fold. Jogadores passivos costumam deixar de extrair valor ou pressionar oponentes.
Distribuição dos prêmios em um torneio. Mostra quanto cada colocação recebe em relação ao total do prize pool.
Quando subimos uma colocação em relação a estrutura de premiação. Exemplo: Haviam 8 jogadores e um caiu, logo agora garantimos pelo menos a 7ª colocação, payjump do 8 pro 7.
Um dos primeiros solvers comerciais amplamente utilizados para estudo de GTO (Game Theory Optimal). Muito popular entre jogadores profissionais por sua precisão e profundidade analítica.
Duas cartas do mesmo valor na sua mão inicial (hole cards). Ex: 8♣8♦ é um pocket pair de oitos.
Uma construção de range composta principalmente por mãos muito fortes (value) e bluffs, com poucas mãos médias. É o oposto de ranges lineares.
A quantidade total de fichas que já foram colocadas no centro da mesa e que será disputada pelos jogadores ainda ativos na mão.
Situação onde o jogador já investiu tantas fichas no pote que, mesmo com uma mão fraca, pode acabar sendo forçado a pagar qualquer aposta restante. O conceito é subjetivo — não existe um valor exato que define estar “pot committed”.
Relação entre o tamanho do pote e o valor que você precisa pagar.
Exemplo: se o pote tem 1 ficha e seu oponente aposta 0.5, você arrisca 0.5 para ganhar 1.5 — pot odds de 3:1.
Você precisa de 25% de equity para esse call ser lucrativo no longo prazo (1 / (3+1)).
A primeira rodada de apostas no No Limit Hold’em, que ocorre antes do flop ser revelado.
Aposta feita no turn por um jogador fora de posição, após o agressor pré-flop (em posição) ter optado por não apostar no flop (não fez c-bet).
Formato de torneio onde parte do buy-in vira um bounty (recompensa) pela eliminação de jogadores.
Quando você elimina alguém, metade da recompensa vira prêmio em dinheiro, e a outra metade é adicionada ao seu próprio bounty.
Em caso de empate, o bounty é dividido proporcionalmente.
Alguns sites, como o PokerStars, variam a porcentagem do prize pool dedicada a bounties (⅔ ou até 100%).
Aposta feita com uma mão feita vulnerável (como top pair) com o objetivo de proteger a mão — forçando draws a foldar ou pagar caro, sem odds adequadas.
Expressão usada para se referir a um all-in.
Sinônimo de jam ou shove.
Uma mão feita com quatro cartas do mesmo valor.
Exemplo: 7777X (quatro setes e qualquer outra carta). Uma das mãos mais fortes do Hold’em.
Quando nenhuma carta comunitária é do mesmo naipe, impossibilitando qualquer draw de flush.
Ação de aumentar o tamanho da aposta atual, quando já há uma aposta em andamento.
Taxa cobrada pela casa de apostas, site ou organizador da partida. É retirada do pote como pagamento pelo serviço de operação do jogo.
Conjunto de mãos que um jogador poderia razoavelmente ter em uma situação, com base nas ações tomadas até então.
Situação em que a range de um jogador tem mais equidade média ou mãos fortes do que a range do oponente, em um determinado board.
Ex: BTN vs BB num board A72r, o BTN geralmente tem range advantage.
Termo que descreve a estrutura de uma range, considerando a proporção entre mãos fortes, médias e fracas.
Tipos comuns: Polarizada, Linear, Merged, Condensada, Capped, Uncapped.
Compra de fichas adicional feita durante um torneio após o início da partida.
Só é permitido se o torneio for do tipo “Rebuy”.
Também pode se referir à reentrada em cash games.
Aumentar novamente após uma aposta e um raise já terem sido feitos na mesma street.
Pré-flop, é equivalente ao termo 3-bet, mas o termo “re-raise” é mais comum pós-flop.
3-bet feita pré-flop a partir das posições finais ou blinds, tentando punir um steal feito por um jogador em posição intermediária ou final.
Ex: BTN dá raise, SB faz resteal.
Retorno sobre o investimento: quanto de lucro o jogador teve comparado ao total investido em inscrições de torneios.
Exemplo: investiu $1.000 em buy-ins e ganhou $2.000 → ROI = 100%.
Oposto dos implied odds. Representa o valor que você pode perder ao completar sua mão, mas ser superado por uma mão ainda mais forte do oponente.
Ex: completar um flush baixo quando o vilão pode ter o flush maior.
Vantagem que um jogador possui quando sofre menos pressão de ICM do que outro jogador. Isso permite que ele tome decisões mais arriscadas e explore a cautela do adversário que tem um maior risk premium.
Medida da pressão de sobrevivência em torneios MTT. Representa quanta equidade extra um jogador precisa para dar call em um shove, além do que seria necessário em termos de chip EV.
Fórmula:Risk Premium = Equity necessária (ICM) - Equity necessária (cEV)
Cada jogador tem um risk premium diferente contra cada oponente.
A quinta e última carta comunitária em uma mão de Texas Hold’em. É revelada após o turn, caso pelo menos dois jogadores ainda estejam na mão.
A melhor mão possível no Texas Hold’em: um straight flush composto por 10, J, Q, K e A do mesmo naipe.
Período prolongado de resultados negativos devido à variância desfavorável, onde o jogador perde mais do que o esperado. Oposto de Run Good.
Período prolongado de resultados positivos devido à variância favorável, onde o jogador ganha mais do que o esperado. Oposto de Run Bad.
Expressão que descreve uma mão completada com acertos consecutivos no turn e no river, sendo necessário acertar ambas as streets para vencer a mão.
Torneio que premia os vencedores com entradas para outro torneio, geralmente com buy-in mais alto. Uma forma acessível de disputar torneios maiores com menos investimento.
Carta comunitária que aparenta melhorar a mão do oponente, podendo completar draws evidentes. Frequentemente reduz a frequência de apostas ou causa fold em mãos médias.
Par formado com a segunda maior carta comunitária no board.
Ex: board K♠ 9♥ 4♦, jogador com 9♠ 8♠ tem second pair.
Período contínuo de tempo em que um jogador joga Poker. Pode variar de alguns minutos a muitas horas, tanto em cash games quanto em torneios.
Trinca feita quando o jogador tem um par na mão (pocket pair) e acerta a terceira carta no board. Considerado mais disfarçado e mais valioso que o trips, pois é mais difícil de ser identificado.
Termo informal para um jogador muito forte e experiente. O oposto de um fish.
Em cash games: qualquer stack abaixo de 100bb.
Em torneios: stacks com poucas big blinds restantes, normalmente abaixo de 20bb. O conceito pode variar dependendo do estilo do jogador e da estrutura do torneio.
Mesa com menos de 6 jogadores ativos. Por exemplo, mesas 3-max, 4-max ou 5-max.
Ação de ir all-in. Sinônimo de push ou jam.
Momento em que dois ou mais jogadores chegam até o river, e as mãos são reveladas para determinar quem vence o pote.
Mão de força média, que tem chance razoável de vencer no showdown mesmo sem melhorar. É comum usar esse termo para descrever mãos que não têm valor para apostar, mas são fortes demais para serem blefadas.
Pote paralelo criado quando um jogador vai all-in, mas há outros jogadores com mais fichas ainda apostando. O side pot garante que o jogador com menos fichas só possa ganhar a parte proporcional ao que contribuiu.
Processo realizado por solvers para derivar estratégias baseadas na Teoria dos Jogos (Game Theory Optimal). As simulações iteram sobre o game tree para encontrar estratégias inexploráveis. O resultado final é chamado de “sim”.
Pote pré-flop em que houve apenas um raise inicial e pelo menos um call. Ex: BTN abre raise, BB dá call.
Torneio que começa assim que todas as vagas são preenchidas, ao contrário de torneios regulares que têm hora marcada. Muito comum em plataformas online, com estruturas rápidas e número fixo de jogadores.
Jogar uma mão muito forte de forma passiva, com check e call, ao invés de apostar ou aumentar. O objetivo é disfarçar a força da mão para induzir o oponente a continuar apostando achando que está ganhando.
Ato de demorar propositalmente para mostrar a mão vencedora no showdown, mesmo sabendo que ganhou. Considerado má etiqueta no Poker, é visto como desrespeito aos demais jogadores.
A pequena aposta obrigatória feita pelo jogador à esquerda do botão. Normalmente é metade do valor do Big Blind.
Ato de tomar uma decisão imediatamente, sem pensar muito. Ex: snap-call, snap-fold, snap-jam. Indica confiança ou situação muito clara.
Software que calcula estratégias otimizadas (GTO) para cenários específicos de Poker, baseado em tamanhos de potes, stacks, ranges e opções de aposta. Pode gerar soluções maximally exploitative ou de equilíbrio de Nash (GTO) entre dois ou mais jogadores. Veja também: GTO, MES, Nash Equilibrium.
Quando dois ou mais jogadores têm mãos de força igual no showdown, o pote é dividido entre eles.
Jogada pré-flop onde um jogador aumenta após um raise e pelo menos um call. O objetivo é pressionar o(s) jogador(es) que pagaram, aproveitando o “dinheiro morto” no pote.
A quantidade total de fichas, big blinds ou dinheiro que o jogador tem à sua frente na mesa.
Relação entre o stack efetivo e o tamanho do pote. Usado para avaliar implied odds, pressão de stack e o valor relativo de mãos feitas. Fórmula:SPR = Stack efetivo / Tamanho do pote
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Os valores de entrada em um jogo de Poker. Pode se referir ao tamanho das blinds em cash games ou ao buy-in de torneios.
Acordo em que um jogador recebe fundos de um investidor (staker) para jogar. Os lucros são divididos entre jogador e staker conforme porcentagens pré-definidas. Pode ser feito por torneio, sessão ou longo prazo.
Raise pré-flop feito a partir do Cutoff, Button ou Small Blind, com o intuito de “roubar” os blinds. É uma jogada comum em torneios e jogos agressivos.
Uma mão feita com cinco cartas consecutivas (por valor), sem que todas tenham o mesmo naipe.
Uma mão feita com cinco cartas consecutivas do mesmo naipe. É a segunda mão mais forte no poker com cartas comunitárias, sendo bastante rara.
Termo informal que se refere a cada rodada de apostas: preflop, flop, turn e river são diferentes “streets”.
Termo usado para descrever cartas iniciais (hole cards) que são do mesmo naipe.
Cartas iniciais consecutivas em valor e do mesmo naipe. Ex: 76s, 98s.
Estilo de jogo caracterizado por jogar poucas mãos, mas de forma agressiva (apostas e aumentos frequentes).
Ato de pensar por muito tempo antes de tomar uma decisão. Um jogador que está demorando está “in the tank”.
Qualquer ação ou indicação que fornece informação sobre a força da mão de um jogador. Pode ser um comportamento corporal (ao vivo) ou padrões de tempo e apostas (online).
Uma mão feita com três cartas do mesmo valor. Sinônimo de “trips”. Se formada com um par na mão e uma carta comunitária, é chamada de “set”.
Refere-se à terceira aposta em uma street. No pré-flop, é o aumento sobre a primeira abertura (raise).
Um pote em que houve uma 3-bet pré-flop, ou seja, alguém aumentou sobre o open-raiser.
Estilo de jogo em que o jogador entra em poucas mãos, jogando menos do que a média dos jogadores da mesa.
Estado mental em que as decisões de um jogador são influenciadas por emoções como frustração ou raiva. Leva frequentemente a decisões ruins.
O melhor kicker possível para uma determinada mão. Ex: em A♠K♠ numa mesa com A♥72, o kicker é o K♠ — neste caso, top kicker.
O par mais alto possível utilizando uma carta da mão e a carta mais alta do bordo.
Dois pares formados pelas duas cartas mais altas do bordo.
Dois pares formados pela maior e menor carta
Formato de jogo em que os jogadores competem até que apenas um tenha todas as fichas. O prêmio é distribuído com base na colocação final dos jogadores, segundo uma estrutura pré-definida.
Um toy game é uma versão simplificada do poker usada para ilustrar princípios fundamentais do jogo, como tomada de decisão e teoria dos jogos. Serve como ferramenta didática para entender conceitos como equilíbrio de Nash, estratégias mistas e valor esperado, de forma mais acessível.
Trap significa armar uma armadilha, ou seja, disfarçar a força da sua mão com ações passivas (check ou call) com a intenção de induzir apostas do oponente. É sinônimo de slow play.
Trips é uma trinca formada com uma carta na mão e duas no bordo. É diferente de set, que ocorre quando o jogador tem um par na mão e acerta a terceira carta no bordo. Ambos são three of a kind, mas o caminho até a trinca é o que diferencia.
Turn é a quarta carta comunitária revelada em uma mão de poker, após o flop e antes do river.
Two-tone descreve um bordo em que as cartas são de apenas duas cores (naipes), como ♠♠♦. Isso indica a possibilidade de flush draws e influencia diretamente a construção dos ranges e o tamanho das apostas.
Um unblocker é uma carta que não bloqueia combinações-chave no range do oponente, tornando mais provável que ele tenha essas mãos.
Exemplo: com 33 no board K73, você unblocka top pair (Kx) e second pair (7x), aumentando a chance de extrair valor.
Outro exemplo: ao segurar AA no river JT652, você unblocka muitos draws perdidos (como A♠Q♠ ou A♣9♣), tornando o blefe do vilão mais provável.
Uma range uncapped é uma faixa de mãos que inclui as combinações mais fortes possíveis (nuts).
Exemplo: se você dá check-raise no river, seu range provavelmente está uncapped.
Ver também: Capped (quando você já demonstrou que não tem os nuts, por exemplo, ao só dar call em spots onde você teria dado raise com mãos fortes).
UTG é a posição imediatamente à esquerda do Big Blind.
É a primeira a agir pré-flop em jogos normais (sem ante ou situações especiais) e geralmente está associada a ranges mais tight, já que há muitos jogadores ainda por agir.
Um underpair é um par na mão que é menor do que a menor carta do bordo.
Exemplo: se você tem 55 e o flop é 689, seu par é um underpair.
Upswing é uma sequência de resultados muito positivos, acima do esperado estatisticamente.
É o oposto de uma downswing e pode ou não estar ligada à variância — embora geralmente inclua ela.
Uma value bet é uma aposta feita com uma mão feita (made hand) com o intuito de ser paga por mãos piores.
Exemplo: apostar com top pair contra um jogador que pode pagar com second pair ou draws — o foco aqui é extrair valor.
Variance mede o grau de dispersão dos resultados em relação à média.
No poker, refere-se às oscilações naturais dos resultados a curto e médio prazo, mesmo que você esteja jogando bem.
Tecnicamente, é o quadrado do desvio padrão (standard deviation), e pode ser medida em bb/100.
VPIP significa Voluntarily Put Money In Pot e é uma estatística que mede a frequência com que um jogador entra voluntariamente no pote pré-flop (com call ou raise, excluindo big blind automático).
É um indicador importante do quão loose ou tight um jogador é.
Um walk acontece quando todos os jogadores foldam pré-flop, e o Big Blind vence o pote sem contestação.
“Weak” (fraco) pode descrever um jogador, range ou linha de ação que demonstra baixa força.
Exemplo: um check em posição onde normalmente se aposta valor pode ser interpretado como fraqueza.
Wet é um termo usado para descrever texturas de bordo que oferecem muitas possibilidades de draws e mãos fortes.
Exemplo: J♠T♠9♦ é um flop muito wet — cheio de possíveis sequências, flush draws e combos de dois pares.
Whale é um termo (muitas vezes pejorativo) usado para descrever um jogador muito fraco, geralmente recreativo, que joga limites altos e perde dinheiro consistentemente.
Em alguns contextos, o termo implica também que o jogador tem muito dinheiro e não se importa de perder — o sonho de qualquer regular.